terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sacramento do Batismo na CNS das Graças, São Salvador


Batismo (CIC 1212) 
Deus, ao criar o homem, concedeu o dom da graça santificante, elevando-o a dignidade de seu filho e herdeiro de céu. Com o pecado original, rompeu-se a amizade do homem com Deus, e alma perdeu a vida da graça. Desde então, todos os homens nascemos com mancha do pecado original (exceto a Virgem Maria ). Deus por sua misericórdia infinita compadeceu-se de nós e enviou-nos o seu filho para nos resgatar do pecado, devolver-nos a amizade perdida e a vida da graça, tornando-nos novamente dignos de entrar na glória celeste. Tudo isto nos concede através do Sacramento do Batismo. 
1- Noção 
Batismo é um sacramento mediante o qual o homem nasce para a vida espiritual por meio da alusão da água e a invocação da Santíssima Trindade. (CIC 1213 a 1216) 
 2. Batismo, sacramento da nova lei 
Prefiguração no A. T.: circuncisão (Col 2,11ss), passagem do mar Vermelho (I Cor 10, 12), dilúvio Universal (I Pd 3, 20ss). 
No N. T. : Jesus com Nicodemos (Jo 3, 3-5), Jesus ordena aos seus apóstolos que batizem todas as gentes (Mt 28, 18 e 19; Mc 16, 15-16). 
Jesus Cristo instituiu o Sacramento do Batismo precisamente quando foi batizado por João, porque então a água foi santificada e recebeu a força santificante. A obrigação de o receber foi por ele estabelecida depois de sua morte (Mc 16, 15) 
 3- Efeitos do Batismo 
3.1 Justificação: - remissão dos pecados e das penas devidas pelos pecados (CIC 1263 e 1264); - Graça Santificante (CIC 1266) 3.2 graça Sacramental: com ela o cristão é capaz de viver dignamente a sua "nova existência", pois renasceu, como nova criatura, semelhante a Cristo que morreu e ressuscitou (Col 2, 12). 3.3 Caráter batismal (CIC 1272) - Implicações do caráter: 1. incorporação ao corpo místico de Cristo, a Igreja, (CIC 1267). 2. Participação no sacerdócio de Cristo, isto é, direito e a obrigação de continuar a missão e sacerdotal do Redentor (CIC 1268 e 1269) 
 4. Necessidade do Batismo (CIC 1267; Mc 16, 16) 
A razão teológica é clara: sem a incorporação em Cristo, a qual se produz mediante o batismo, ninguém se pode salvar, visto que Cristo é único caminho para a vida eterna, só Ele é o Salvador dos homens. 
Este meio necessário para a salvação pode ser suprido quando, sem culpa própria não se pode receber o batismo de água; quer pelo martírio (batismo de sangue), quer pela contrição ou caridade perfeita (batismo de desejo) para quem tenha uso da razão.(CIC 1258) 
Batismo de desejo: aspiração veemente, quer explicita (p. ex: catecúmenos) quer implícita (p. ex: pagão ou no infiel) de receber o batismo, e esse desejo deve estar ligado à perfeita contrição. Batismo de sangue: martírio de uma pessoa que não recebeu o Batismo, suportando pacientemente a morte violenta por haver professado a fé cristã ou praticado a virtude cristã. 

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