terça-feira, 12 de novembro de 2013

BOAS VINDAS AO PADRE ROGÉRIO

Depois de 10 anos sob os cuidados dos religiosos Irmãos dos Pobres de São Francisco, a Paróquia Nossa Senhora das Neves volta a ser pastoreada por um sacerdote do clero diocesano. Como paroquiano e irmão no sacerdócio tenho a alegria de dizer ao Pe. Rogério Guimarães, seja bem vindo. Os paroquianos, seus mais novo rebanhos, meus familiares e amigos lhe acolhem de braços abertos e com muito carinho. O senhor a quem tive a alegria de acolher no seminário maior em 1999, hoje torna-se pastor de meu querido povo de Presidente Kennedy.
Fico feliz por saber que tens pela nossa paróquia um carinho grande, afinal, todo 5 de agosto sempre esteve presente no Santuário celebrando o aniversário de sua ordenação! 
Seja também, uma bênção para esse povo!
Gostaria muito de estar em sua posse no dia 02 de fevereiro próximo, mas não poderei, festa do padroeiro de minha paróquia São Brás! Encontramo-nos no altar!

NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS NA DIOCESE


Dom Dario Campos, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim/ES, depois de ouvir o conselho presbiteral, nomeia e transfere os seguintes irmãos presbíteros:

- Regional III - Novo Coordenador do Regional - Frei Mário Aparecido - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha - Castelo.

A Paróquia Santo Antonio de Pádua, de Atílio Vivácqua, passa a pertencer ao Regional IV, de Muqui e Mimoso do Sul.

Padre Giovanni Geraldo Quites - Assumiu a Coordenação Setor Social da Diocese, no lugar do Padre Fábio Eduardo de Lima Santos.

Padre Antonio da Luz Miranda - Vai iniciar o curso de Psicologia, em Itaperuna - RJ.

Padre Enildo Genésio de Souza - Nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha - Alegre.

Padre Sebastião Lopes da Silva - Nomeado vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha - Alegre.

Padre Paulo Sérgio Mourão - Nomeado Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo - Muniz Freire.

Padre Donizete Bento Maia -  Nomeado Administrador da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Vargem Alta, ajudando como vigário Paroquial na Paróquia Santo Antonio de Pádua, em Rio Novo do Sul.

Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha - Nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves - Presidente Kennedy.

Agradecimento:

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, na pessoa do Bispo Diocesano e do seu Presbitério, agradece a Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco - CFP, toda a presença pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, na Pessoa do Frei Levy e Frei Romão, e a convivência fraterna em nosso  presbitério.

Desejamos felicidades e sucesso ao Frei Levy da Conceição no curso nos EUA.

Agradecimento

Como filho dessa comunidade paroquial venho por meio dessa rede social agradecer esses 10 anos e poucos meses que os Irmãos dos Pobres de São Francisco estiveram à frente da administração e pastoral de nossa querida Paróquia de Nossa Senhora das Neves. Dez anos dos quais alguns pude acompanhar de perto, auxiliando e aprendendo para o meu futuro ministério que se aproximava, na graça de Deus!
Ao frei Levy,
meu amigo e irmão no sacerdócio, meu muito obrigado pelo carinho e pela amizade, embora estando longe sempre me auxiliou, me ouvindo, me orientando! Obrigado pela confiança nas confidências ministeriais. Sei que enfrentou muitos desafios, seja com o próprio trabalho que é exigente nesta paróquia, seja com pessoas, que, tristemente, ainda não entenderam o que é ser igreja, por isso, às vezes,pensando que estão ajudando, dificultam a ação evangelizadora, mas você, consciente de seu ofício e lugar, permaneceu firmemente, embora abatido algumas vezes, não esmoreceu!
Deus o abençoe, ilumine e sempre proteja onde quer que vades! Seja feliz em sua próxima missão que o Espírito Santo lhe confia! Vá em paz, saiba que aqui tens um irmão que poderá sempre contar! Obrigado!
Ao frei Romão,
com sua simplicidade e experiência,meu muito obrigado, foi cativando a um e outro, sendo o esteio e suporte fraterno para com quem o confrade frei Levy sempre podia contar. Acompanhando as "meninas" da Legião de Maria sempre com suas palavras de carinho e motivação. Também vá em paz, a Senhora das Neves seja sua intercessora na nova missão que a Igreja que confia.
Forma 10 anos de graça para a nossa com a presença amorosa dos filhos de nosso pai seráfico Francisco de Assis.
Deus abençoe a toda Congregação, que siga bem feliz no cumprimento da Missão para a qual foi constituída nesse mundo!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Programa da Festa 2013


Estive na JMJ 2013 no RJ

Estava lá e lembrei de todos vocês! Experiência ímpar!




Sobre Nossa Senhora das Neves (Maria Maior, em Roma)

Ao frade Bartolomeu de Trento, que viveu na metade do século XIII, devemos a versão sobre a origem da basílica de Santa Maria Maior. Segundo a tradição, no ano 352, vivia em Roma, o representante do imperador que tinha se transferido para Constantinopla, um certo João, fidalgo riquíssimo que não sabia como gastar toda sua fortuna. Não tinha filhos e queria construir obras pias para a Igreja, mas não sabia quais escolher.
Na noite de 5 de agosto, lhe apareceu em sonho a Virgem Maria, que lhe ordenou construir uma igreja no lugar onde estivesse com neve pela manhã. O rico senhor acordou e se pôs a pensar que a neve em Roma era uma coisa estranha, pois agosto era a estação de verão. Porém o mais interessante foi que a Virgem, na mesma noite apareceu ao papa Libério e lhe disse que, logo ao raiar do dia, subisse a colina do monte Esquilino, que encontraria o local cheio de neve e lá deveria erguer uma igreja. Pela manhã aquele fato inédito, foi constatado e enquanto a notícia se espalhava por toda Roma, o papa e João, caminhando por estradas diferentes, seguidos por uma multidão se encontraram: lá em cima do monte Esquilino comprovaram que havia neve. Com um bastão o papa traçou a área para erguer a igreja que o patrício construiu apenas com o seu dinheiro. Nascia a basílica de Santa Maria da Neve.
Alguns pesquisadores dizem que João procurou o papa Libério para lhe contar seu sonho e que teve uma surpresa ao saber que também o pontífice havia tido a mesma visão. Depois, juntos com a população foram ao alto ao monte Esquilino, e demarcaram sobre a neve o terreno onde a igreja foi construída.
Desta maneira, notou-se que as tradições se mesclaram por obra da alma popular que sempre uniu poesia à história. Aquelas colinas do monte Esquilino, durante a Antiguidade, tinham sido um lugar de despejo de lixo, cheio de imundices; posteriormente se tornou o lugar onde os escravos eram sepultados.
Na época do Império, ao contrário, as colinas eram ocupadas por imensas vilas de nobres. Entretanto continuava sendo um lugar de estranhas lembranças e que a comunidade evitava freqüentar. Com a construção da igreja da Santa Maria da Neve, o local reconquistou a visitação popular. Tanto é verdade que cerca de um século depois, para celebrar os resultados do Concílio de Efeso, que proclamou a "maternidade divina da Virgem Maria", o Papa Xisto III em 440, mandou construir uma igreja. Mas queria que fosse grande, muito grande, daí o nome "Maior", e escolheu o mesmo local onde fora construída a igreja indicada pela Virgem em sonho ao papa Libério.
No dia 5 de agosto de 431, a nova igreja, que substituiu a anterior, foi consagrada, com o nome de basílica de "Santa Maria Maior". Nela foi realizado o primeiro presépio que se tem notícia na Igreja, por isto também ficou conhecida como basílica de "Santa Maria do Presépio". Na basílica se encontram os primeiros e mais ricos mosaicos alusivos a Nossa Senhora e é, de fato, um dos maiores e mais belo santuário mariano de toda a cristandade.
A festa litúrgica da "Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior" que acontece em 5 de agosto entrou no calendário romano em 1568.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Mãe e Serva, Mãe de Deus, Mãe das mães


O mês de maio, em geral, toca nosso coração por vários motivos: é o mês em que celebramos o Dia das Mães, e entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria a quem amamos e reverenciamos em nosso Instituto, com o titulo de Maria, Mãe e Serva, aquela mulher que, por excelência, consagra-se a Deus para o serviço, ao receber o anúncio do Anjo Gabriel, a primeira atitude dela é ir ao encontro de Isabel, sua prima, que estava necessitar de seus préstimos.
 Quando no mês de maio, celebramos o dia das mães, celebramos a vida, sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. Desta forma queremos, no Dia das Mães cumprimentar e agradecer a todas as mulheres de nossas paróquias, seja na diocese de Eunápolis, seja em União da Vitória, Bonfim ou Paulo Afonso, bem como as de nossas paróquias de origem, que assumem e vivem com dedicação e responsabilidade sua vocação materna, que se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e adoção de outros, seja na vida consagrada, lembramos nossas irmãs, as Missionárias Servas do Senhor que, ao renunciar a maternidade biológica, pelo Reino de Deus, não abdica da maternidade espiritual, mas a realiza ao entregar toda a vida ao serviço de tantas crianças. Deus Pai, por intercessão de Maria, Mãe e Serva, derrame suas bênçãos sobre todas as mães do nosso Brasil.
Maio é também o mês de Maria, e desde o início da evangelização do Brasil, Nossa Senhora teve e tem uma grande presença na formação e na vivência cristã do nosso povo. Pode-se dizer que a nossa cultura tem raiz cristã e mariana. Basta observar quantas dioceses, paróquias, cidades, vilas, bairros, serras, rios, colégios, empresas, pessoas trazem o nome da Mãe do Céu, sob os mais diferentes títulos com os quais é invocada no Brasil e no mundo, para perceber o quanto o nosso povo, venera e ama a Virgem Maria. E nós, Missionários Servos do Senhor a devotamos também sob a sublime missão de Mãe que Deus a confere, e não apenas um título. Deus a escolhe e a elege bendita entre todas as mulheres, Ela que aos pés da cruz recebe seu Filho, mas permanece firme, trazendo-O nos braços e apontando para o seu Coração misericordioso, que acolheu e redimiu a todos com e por amor.
Que Maria, Mãe e Serva abençoe todos os nossos lares, para que sejam uma pequena igreja doméstica, onde se vive o amor, a fé, a união e a paz.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Posses dos novos párocos e admistradores paroquiais

Em 2013, acontecerão algumas posses e apresentações  em toda diocese, confira as datas e horários das posses e apresentações já marcadas.

Pe. Joel de Jesus - Apresentação como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Data: 01 de fevereiro de 2013 (Sexta - Feira)
Hora: 19h
Local: Matriz de Ibatiba


Pe. Dermeval Gomes - Posse como pároco na Paróquia São José


Data: 02 de fevereiro de 2013 (Sábado)
Hora: 19h
Local: Matriz de São José de Calçado


Pe. José Carlos Brasil Magalhães - Posse como pároco da Paróquia São João Batista

Data: 03 de fevereiro de 2013 (Domingo)
Hora: 8h
Local: Matriz de Jaciguá


Pe. Enildo Genésio de Souza - Apresentação como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Data: 03 de fevereiro de 2013 (Domingo)
Hora: 19h
Local: Matriz de Alegre


Pe. Gilberto Roberto da Silva - Posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Data: 03 de fevereiro de 2013 (Domingo)
Hora:  11h
Local: Matriz de Piúma


Pe. Marconi José de Andrade - Posse como pároco da Paróquia São José
Pe. Jhauber Luiz Moreira - Apresentação como Vigário Paroquial da Paróquia São José


Data: 06 de fevereiro de 2013 (Quarta-Feira)
Hora: 19h
Local: Matriz de Mimoso do Sul


Pe. Genivaldo Marcolan Laquini - Apresentação como vigário paroquial da Paróquia São Pedro - Catedral

Data: 13 de fevereiro de 2013 (Quarta-Feira)
Hora: 9h
Local: Catedral de São Pedro - Cachoeiro de Itapemirim


Pe. Gelson de Souza - Posse como pároco na Paróquia São Sebastião

Data: 16 de fevereiro de 2013 (Sábado)
Hora: 19h30
Local: Paróquia São Sebastião - Cachoeiro de Itapemirim


Pe. Denis Lesqueves Neto - Apresentação como administrador paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo

Data: 17 de fevereiro de 2013 (Domingo)
Local: Matriz de Guaçuí

Obs: No dia 11 de fevereiro de 2013 (Segunda - Feira), acontece a apresentação do Pe. Denis Lesqueves Neto como vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Celina.


Monsenhor Antonio Romulo Zagotto - Posse como pároco da Paróquia Santo Antônio
Data: 20 de fevereiro de 2013 (Quarta - Feira)
Hora: 19h
Local: Matriz de Rio Novo do Sul


Frei Joel Guilaram Villaruel - Apresentação como administrador paroquial da paróquia São Paulo Apóstolo
Data: 8 de março de 2013 (Sexta - Feira)
Hora: 19h
Local: Matriz de Pequiá


Pe. Evaldo Praça Ferreira - Posse como pároco na Paróquia Nosso Senhor dos Passos
Data: 15 de março de 2013 (Sexta-Feira)
Hora: 19h30
Local: Paróquia Nosso Senhor dos Passos - Cachoeiro de Itapemirim


Pe. Fábio Eduardo de Lima Santos - Apresentação como administrador paroquial da Paróquia Santíssima Trindade
Data: 16 de março de 2013 (Sábado)
Hora: 19h
Local: Matriz de Marataízes


Pe. Joselito Ramalho Nogueira - Posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças
Data: 17 de março de 2013 (Domingo)
Hora: 19h
Local: IBC - Cachoeiro de Itapemirim