quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DNJ ESTADUAL ACONTECE EM VITÓRIA

30 mil jovens se reúnem em Vitória pelo fim do extermínio e da violência contra menores

Letícia Cardoso - Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
A implantação do Conselho Estadual da Juventude, políticas públicas de recuperação de viciados em álcool e outras drogas, além de programas de combate à violência e extermínio de jovens foram algumas das propostas que 30 mil católicos reunidos neste domingo (30), em Vitória, durante a comemoração do Dia Nacional da Juventude apresentaram ao Governo do Estado. O ato começou com uma marcha que saiu da Praia de Camburi até a Praça do Papa, onde foi celebrada uma missa.
Durante todo percurso a juventude que representava as regiões de Norte a Sul do Estado e as comunidades indígenas e quilombolas, puderam relatar as principais dificuldades que enfrentam. Dificuldades essas que, segundo o padre Kelder Brandão, um dos organizadores do evento, acabam levando o jovem para o mundo do crime e, posteriormente, à morte.
foto: Letícia Cardoso | gazeta online
Caminhada da Juventude
Segundo a Polícia Militar, 30 mil pessoas participaram da Caminhada da Juventude
Os índios e quilombolas, por exemplo, ressaltaram a falta de oportunidade de emprego e o avanço das drogas em suas comunidades. Os jovens do interior pediram a descentralização dos investimentos para que o desenvolvimento também chegue aos municípios mais distantes, possibilitando, com isso, que eles não deixem suas cidades para tentar melhorar de vida na Grande Vitória.
 "É emocionante ver essa quantidade de jovens que clama pela vida. Quem está neste momento no mundo da criminalidade não está porque é bom ser criminoso. O jovem que está nessa vida é vítima de uma sociedade que enaltece a morte em detrimento da vida. Essa campanha contra a violência de jovens tem o objetivo de agregar a igreja, a sociedade e o poder público. O documento que será entregue ao Governo é a vontade e o que precisa a juventude capixaba", disse padre Kelder.
Um documento com todas as propostas da juventude católica foi entregue diretamente ao governador Renato Casagrande (PSB) que participou da marcha e ouviu pessoalmente todas as reivindicações clamadas pelos jovens. Surpreso com a quantidade de pessoas que se reuniram por diversas causas, mas com um único propósito, ou seja, a redução da violência, Casagrande destacou que todas essas propostas serão levadas a equipe de Governo para que possam ser trabalhadas e transformadas em políticas públicas.
foto: Letícia Cardoso | gazeta online
Luiz Henrique Alves
"É preciso investir mais em educação. Uma boa educação pode transformar essa realidade", avalia Luiz Henrique, um dos jovens participantes
"Essa pauta está em sintonia com muitas coisas que estamos fazendo no governo, como a descentralização dos investimentos, redução da mortalidade dos jovens, empregabilidade e formação profissional da juventude. O programa 'Estado Presente' é um exemplo disso. Resultado de combate ao crime só se consegue com persistência em políticas públicas", afirmou o governador.

O estudante Luiz Henrique Alves veio de Colatina em uma caravana com mais de 160 jovens. Ele afirma que a violência contra os jovens não está concentrada apenas na Grande Vitória. Ele conta que na rua onde mora, em Colatina, três adolescentes foram mortos num período de quatro dias.

"O extermínio de jovens não é grande só aqui na Grande Vitória. É também em Colatina, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, ou seja, em todas as regiões. Na minha rua mesmo, três jovens morreram num período de apenas quatro dias. É preciso investir mais em educação. Uma boa educação pode transformar essa realidade", destacou Luiz Henrique, um dos jovens participantes.

As comemorações em torno do Dia Nacional da Juventude, na Praça do Papa, em Vitória, também contaram com diversas apresentações culturais. A estimativa de público foi dada pela Polícia Militar que contabilizou, somente na caminhada, aproximadamente 10 mil pessoas. Outras 20 mil já aguardavam pelos participantes na Praça do Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário