terça-feira, 30 de abril de 2013

Mãe e Serva, Mãe de Deus, Mãe das mães


O mês de maio, em geral, toca nosso coração por vários motivos: é o mês em que celebramos o Dia das Mães, e entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria a quem amamos e reverenciamos em nosso Instituto, com o titulo de Maria, Mãe e Serva, aquela mulher que, por excelência, consagra-se a Deus para o serviço, ao receber o anúncio do Anjo Gabriel, a primeira atitude dela é ir ao encontro de Isabel, sua prima, que estava necessitar de seus préstimos.
 Quando no mês de maio, celebramos o dia das mães, celebramos a vida, sua presença amorosa no lar, presença que acolhe, cuida, educa e ajuda a crescer. Desta forma queremos, no Dia das Mães cumprimentar e agradecer a todas as mulheres de nossas paróquias, seja na diocese de Eunápolis, seja em União da Vitória, Bonfim ou Paulo Afonso, bem como as de nossas paróquias de origem, que assumem e vivem com dedicação e responsabilidade sua vocação materna, que se realiza de diversas maneiras, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e adoção de outros, seja na vida consagrada, lembramos nossas irmãs, as Missionárias Servas do Senhor que, ao renunciar a maternidade biológica, pelo Reino de Deus, não abdica da maternidade espiritual, mas a realiza ao entregar toda a vida ao serviço de tantas crianças. Deus Pai, por intercessão de Maria, Mãe e Serva, derrame suas bênçãos sobre todas as mães do nosso Brasil.
Maio é também o mês de Maria, e desde o início da evangelização do Brasil, Nossa Senhora teve e tem uma grande presença na formação e na vivência cristã do nosso povo. Pode-se dizer que a nossa cultura tem raiz cristã e mariana. Basta observar quantas dioceses, paróquias, cidades, vilas, bairros, serras, rios, colégios, empresas, pessoas trazem o nome da Mãe do Céu, sob os mais diferentes títulos com os quais é invocada no Brasil e no mundo, para perceber o quanto o nosso povo, venera e ama a Virgem Maria. E nós, Missionários Servos do Senhor a devotamos também sob a sublime missão de Mãe que Deus a confere, e não apenas um título. Deus a escolhe e a elege bendita entre todas as mulheres, Ela que aos pés da cruz recebe seu Filho, mas permanece firme, trazendo-O nos braços e apontando para o seu Coração misericordioso, que acolheu e redimiu a todos com e por amor.
Que Maria, Mãe e Serva abençoe todos os nossos lares, para que sejam uma pequena igreja doméstica, onde se vive o amor, a fé, a união e a paz.