quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Calendário do Diácono José Roberto


04 – 19h – Santana Feliz
12 – 12h – São Paulo
        17:30h - Marobá
13 – 17h – Caxeta
14 – 16h – Cabral
20 – 19h – Jaqueira
21 – 08h – Cancela
23 – 19h – Matriz
28 – 19h – Mineirinho  

Calendário de Missas em outubro


01 – 19h – Serrote – Festa     
02 – 19h – São Paulo – Frei Antoniel
        19h – Matriz
03 – 19h – Boa Esperança – Frei Antoniel
04 – 19h – Jaqueira – Aniversário de Ordenação
        19h – Santo Eduardo – Frei Antoniel
 05 – Santuário das Neves
        15h – Missa
        19h – Guarulhos – Frei Antoniel
        19h – Matriz – Sagrado Coração
06 – 16h – Campinas
        18h – Santana Feliz – Festa
        17h – Dois Corações – Frei Antoniel  
        19h – Água Preta– Frei Antoniel
07 – 19h – Matriz – Frei Antoniel      
        19h – Marobá
09 – 19h – Matriz
10 – 19h – Leonel
11 – 19h – Marobá
        19h – Gromogol – Frei Antoniel  
12 – 09h – Alto São Jorge   
        10h – Bom Jardim – Frei Antoniel
        14h – Pernambuco – Frei Antoniel
        16h – Monte Belo – Festa
        19h – São Salvador – Frei Antoniel 
        19h – Matriz
13 – 17h – São Bento
        18h – São Pedro – Frei Antoniel
        19h – Praia das Neves
14 – 08h – Cancela
        10h – Serude – Frei Antoniel
        10h – Santa Lúcia – 1ª. Eucaristia
         19h – São Salvador    Frei Antoniel – Batizado 
         19h – Matriz – Batizado

Atividades da Pastoral Paroquial



OUTUBRO
01
Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus padroeiro da comunidade de Serrote
01 a 07 – Semana Nacional da vida
03
Comunidade N. Sra. Aparecida – Aeroporto
04
Dia de São Francisco de Assis padroeiro da comunidade de Santana Feliz
9º. Aniversário de ordenação de Frei Levy
05
Santuário das Neves
Dia de São Benedito padroeiro da comunidade Boa Esperança e Rio Preto
05 a 07 – Encontro Diocesano de Catequese
06
Dia das Crianças – Setor Santíssima Trindade
8º Encontro de formação dos MEDE’s 
08
Comunidade N. Sra. Aparecida – Cachoeiro – BNH
12
Dia de N. Sra. Aparecida padroeira das comunidades de Monte Belo e Marobá
13
8º Encontro de formação dos MEPPD’s
Encontro Paroquial da Pastoral da Criança
Festa das crianças Setor Muribeca e Esperança
13
Reunião com os Jovens
14
Setor São José – Encontro  de Jovens
17
Reunião do CPR – Marataízes
20
20 e 21 – Ecoformação
21
Encontrão dos Círculos Bíblicos – Castelo
23
23 a 25 – Formação do Clero
27
Encontro Paroquial da Pastoral do Crisma
28
Aniversário da Paróquia

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

São Jerônimo

São Jerónimo (português europeu) ou Jerônimo (português brasileiro) (Strídon, c. 347 - Belém, 30 de Setembro de 420), nascido Eusébio Sofrónio (Sofrônio) Jerónimo (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος) foi um padre e apologista cristão ilírio.[1] É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro.
A edição de São Jerónimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, por isso chamado Jerónimo de Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia, no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém em sua cela, próximo à gruta da Natividade.
A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).
É reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerônimo de Stridonium ou Abençoado Jerônimo.

Setembro - Mês da Bíblia

Setembro foi escolhido pelos Bispos Católicos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 do mês.
São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de fazer a tradução da Sagrada Escritura do hebraico e grego para o latim. Essa versão latina feita por esse santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.
A proposta para o Mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto Nacional de Evangelização: O Brasil na Missão Continental.
Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e posteriormente reassumido pela Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em 2011.
Segundo o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas, “o Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revistar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Cristo, a conversão, o discipulado, a comunidade fraterna e a missão”.
A Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB, que anima o estudo bíblico, tomou neste ano uma decisão muito importante e definiu que nos próximos quatro anos (2012-2015), serão estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), seguindo a caminhada do Ano Litúrgico, finalizando com o estudo do Evangelho de João em 2015.
O Mês da Bíblia, que acontece no mês de setembro de cada ano vem contribuindo para que a Pastoral seja cada vez mais bíblica.
O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é: ‘Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos’, e o lema é: ‘Coragem! Levanta-te! Ele te chama!’. Esta expressão bíblica se encontra na narrativa da cura do cego Bartimeu em Marcos 10, 49. Este texto em São Marcos nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.
Há também um subsídio disponível dividido em quatro temas: (I) O chamado dos primeiros discípulos – ‘Siga-me’; (II) Quem é Jesus? ‘Tu és o Messias’; (II) Coragem! Levanta-te! Ele te chama! ‘Mestre que posso ver novamente’; (IV) Aonde nos leva o medo? Como vencer o medo?
Com essa proposta da CNBB e o aprofundamento bíblico do Mês da Bíblia estamos dando um novo passo na nossa ação evangelizadora reforçando a formação e a espiritualidade dos agentes pastorais e dos fiéis através do seguimento de Jesus, no estudo dos quatro evangelhos, não somente levando em consideração, mas enfatizando a Missão Continental que nos pede a Conferência de Aparecida, no esforço de uma Nova Evangelização proposta pelo Papa Bento XVl.
O Documento de Aparecida afirma:
“Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Missionário Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1
Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

Jornada Mundial da Juventude

O que é JMJ?

JMJ: Um sonho do coração de Deus

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.