quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

A Paróquia Nossa Senhora das Neves, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim, que tinha na época em torno de 250 anos.
Antes de ser Paróquia, por aqui passaram vários Padres que atendiam em fins de semana. Dormiam em casas de família que tinham costume de abrigar os padres. Entre eles, citamos os que mais Se destacaram a partir de 1940: Pe. Irineu, Pe. Otávio, Pe. José Luis Rhor, Pe. Henrique Huben, Pe. José Zaneti, Pe. Domingos Altoé, Pe. Luciano, Pe. Guido Franceschina, Pe. Norberto, Pe. Ribot, Pe. Nazareno.
No dia 07 de março de 1987, chegou a nossa cidade o neossacerdote Padre Antonio Tatagiba Vimercat, com um grupo de dez seminaristas que juntos nos prepararam e impulsionaram para a nova realidade que se nos aproxima, tornamo-nos paróquia, para o que foram formadas e/ou reestruturadas as pastorais, criados os conselhos comunitários nos idos de 1988!
Assim, no dia 22 de outubro de 1989, às dez horas, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora das Neves, pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Mancilha Vilela. Pe. Tatagiba foi empossado como primeiro pároco e aí permaneceu até agosto de 1990.
No dia 03 de setembro de 1990, tomou posse o Pe. Darcy Altoé, que permaneceu até dezembro de 1991.
No dia 22 de dezembro de 1991, tomou posse uma Equipe Missionária Redentorista da Província do RJ tendo o Pe. Geraldo Oliveira como pároco, junto aos Pe. Valdo Pignaton e Pe. Nelson Antonio Linhares, que foram os primeiros moradores da Casa Paroquial, que permaneceram até 02/01/1994, com Missa de encerramento da Missão preidida pelo bispo diocesano Dom Luiz M. Vilela,ss.cc.
No ano de 1992 é dada formação e são instituídos os primeiros Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística (MEDE). No mês de novembro a Paróquia, então atendida pelça equipe missionária redentorista recebe a visita do Superior Provincial Redentorista, pe. Dalton Barros,CSsR.
1993
Entre os dias 15-18 de julho o senhor Bispo Diocesano Dom Luiz M. Vilela, faz visita pastoral em nossa paróquia, culminando, dia 18, com a ordenação diaconal (permanente) do senhor José Roberto Martins Lima, filho desta Paróquia, membro da CNS das Graças em São Salvador. De 14-22 de agosto realiza-se na paróquia as Missões Redentoristas. No mês de dezembro acontece o primeiro encontro paroquial de casais bem como o de formação para o Sacramento da Crisma.
Em 11 de abril de 1994, fora apresentado como administrado paroquial o recém ordenado Pe. Sérgio Antônio Mariano, que ficou até agosto de 1995, quando chegou o Pe. José Carlos Brasil Magalhães, que fora apresentado a 12/10, tendo sido ordenado em agosto último. No mês de agosto é criado na Paróquia o CPAE (Conselho Pastoral de Assuntos Econômicos).
Em 02 de setembro de 1995 fora ordenado diácono em nossa paróquia, após realização do estágio pastoral, o atual pároco da PNS da Penha, BNH, pe. Geraldo Leite.
No dia 18 de abril de 1998, fora apresentado como Vigário Administrador o Pe. Alci Monteiro Dias permanecendo até 18/11, uma vez que era o pároco da PS Trindade, em Marataízes, por isso era auxiliado pelos padres da Catedral (Monsenhores Jefferson e Rômulo e Pe. Edson). Em 19 de novembro, então, assume a administração da paróquia o Côn. Ériton Luiz Cortart Nery, sendo auxiliado pelos padres do Regional I. Este permanece até 05 de dezembro de 1999 quando assume a respectiva administração o então diác. Walter Luiz B. M. Altoé que virá ser ordenado padre a 25 de março de 2000, e logo em seguida recebe o ofício de pároco, permanecendo até 31 de agosto de 2003.
2000
Neste ano a Paróquia consta de 21 comunidades distribuídas em 05 setores. A 15 de janeiro são instituídos os primeiros Ministros Extraordinários da Pregação da Palavra de Deus (MEPPD) com Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz. A 04 de fevereiro é enviado ao Seminário Menor da Diocese o jovem Rodrigo, da Comunidade de Serude, onde já estava o jovem Saulo Peçanha Silva, da Comunidade de São Salvador. Ambos saíram posteriormente, Em junho é criado na Paróquia o Informativo Paroquial, com o título "Comunicando". No dia 22/10, aniversário da instalação da paróquia - 11 anos - pe. Walter recebe o ofício de Pároco. A 30/11 pe. Walter Luiz dá inicío à celebraçõa da Eucaristia mensalmente na EEEFM "Presidente Kennedy".
2001
De 16 a 23 de junho os seminaristas diocesanos da filosofia realizaram uma samana pastoral junto ao Setor Caminho da Paz.
2002
Em fevereiro dá-se início na Paróquia à Escola de Teologia e Pastoral "João Mateus Rizzo das Neves", com mais de 50 alunos inscritos. No mês de maio a Paróquia é reagrupada em sete setores: São José, Santíssima Trinda, Muribeca, Esperança, Caminho da Paz, Caminhando com Cristo e Estrela da Evangelização). No mês de outubro são instituídos os primeiros Ministros Catequistas da paróquia. Depois em novembro, o seminarista diocesano Thiago Vargas é apresentado à paróquia para seu estágio pastoral com Missa presidida pelo reitor do seminário Pe. Helder Salvador. Ele permanece até abril de 2003 quando é transferido para Marataízes. Em dezembro do mesmo ano é ordenado presbítero em nossa paróquia o Diác. José Renato,SDB, filho do diác. José Roberto, presidindo sua primeira Missa em sua comunidade de origem, São Salvador, em 08/12.
2003
Em fevereiro passa a residir em nossa paróquia com o ofício de administrador o neossacerdote pe. Sandro Malanquini, que permanece até 31 de agosto. Em março chega também para morar e conhecer a paróquia o Frei Levy, da Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, que vem a ser ordenado diácono a 05 de julho e sacerdote a 04 de outubro do mesmo ano quando assume a administração da paróquia formando fraternidade coms freis Romão e Anselmo, permanecendo até a presente data. Assim, os padres Sandro e Walter se despedem da paróquia definitivamente, o primeiro torna-se pároco em Jerônimo Monteiro e o segundo em Muniz Freire!
No mês de setembro é constituída a Comissão de Serviços do Santuário para melhor estruturação do mesmo.
A 27/12 ocorre a 1ª festa das Famílias paroquial. Na mesma se dá também a acolhida da paróquia ao senhor Bispo Diocesano Dom Célio Oliveira Goulart, recém-empossado na diocese.
2004
No início de fevereiro frei Levy celebra, em São Salvador, a Missa de envio/retorno do seminarista Antoniel ao seminário diocesano em Cariacica. Neste mesmo mês chega para compor a fraternidade dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, frei Anselmo e em outubro, chega frei Romão.
2005
No mês de junho ocorre a primeira Caminhada da Paz ao Santuário de Nossa Senhora das Neves.
Em outubro, após ter saído do Seminário diocesano o jovem Antoniel vai para Eunápolis/BA, onde ingressa no Instituto Missionário Servos do Senhor.
2007
Entre os dias 06 e 13 de maio faz sua peregrinação em nossa paróquia, a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.
2008
Desde o dia 01 até 04 de maio, o senhor Bispo Diocesano Dom Célio O. Goulart, faz visita pastoral em nossa paróquia. Neste mesmo mês passa em peregrinação em nossa paróquia a cruz de São Damião.
Já de 10-16 de outubro é a vez de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Itapemirim, primeira paróquia no sul do estado passar em peregrinação por nossa paróquia.
2011
Em junho é ordenado sacerdote na Bahia, diocese de Eunápolis, o filho da CNS das Graças em São Salvador, Frei Antoniel de A. Peçanha, Missionário Servos do Senhor. A paróquia se fez presente com um ônibus de pessoas, familiares e amigos, bem como na ordenação diaconal ocorrida em janeiro deste mesmo ano.
Festa da padroeira paroquial Nossa Senhora das Neves
A festa é uma tradição de mais 100 anos que perpassa a idade do município de Presidente Kennedy, que possui 46 anos de emancipação política.
A Igreja é uma construção jesuítica, do século XVII e recebe, anualmente, mais de 50 mil visitantes. Muita gente do norte fluminense e também de cidades mineiras visita nosso santuário todos os anos.
A Festa de Nossa Senhora das Neves acontece na Paróquia entre os dias 31 de julho a 05 e 15 de agosto de cada ano. A paróquia oferece do dia 01 ao 05 e no dia 15, serviço de cantina e venda de artigos religiosos. E todo dia 05 de cada mês, realiza a Missa no Santuário com novena às 15hs. No ano de 2005 a festa contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung!